quarta-feira, 14 de março de 2012

AULA DE GENEALOGIA - VISITA AO MUSEU

No dia 13 de março de 2012, o Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel, através da disciplina de História, esteve proporcionando aos alunos a visita ao Museu Comunitário Jeová Batista, aqui de Santa Luzia-PB. O objetivo foi de mostrar aos alunos os brasões de famílias que estão expostos em um dos corredores da instituição, já que nossas aulas tem tratado de Genealogia e antepassados. A visita deu-se às 14h sob a supervisão de Benedita Fernandes (Bené) que muito prontamente e com carinho nos auxiliou na explicação falando sobre a importância e a documentação existente no museu sobre genealogia. 
Os alunos foram levados ao corredor onde estão expostos os brasões de famílias que são da sociedade santaluziense, entre elas estão a Nóbrega, Morais, Medeiros, Araújo, Batista, Machado, Ferreira, Sousa, Cavalcanti, Lira... Alguns dos alunos se identificaram com as famílias expostas, enquanto outros ficaram na curiosidade de encontrarem os brasões de suas famílias. Na oportunidade, aproveitamos para pedir aos alunos que identificassem nos brasões aquilo que chamasse a atenção deles, o que fosse mais interessante, enfim aquilo que pudesse ser pesquisado logo depois no trabalho em grupo na internet. 
Alguns dos alunos revelaram não conhecerem o espaço, além de terem sido convidados a voltar na instituição quando quisessem, inclusive, sem o vínculo com a escola. Isso foi enfatizado pela responsável do museu, Bené; a mesma ainda, chamou a atenção para o trabalho desenvolvido na escola e na metodologia adotada pela disciplina, que não tem o caráter de visita e apreciação, mas o de significar os objetos e materiais apresentados em exposição no museu.
Aproveitamos para apresentar a nossa preocupação com a intituição, já que nos últimos dias ela tem sido visitada pelas escolas, mas nem sempre com a preocupação de mostrar aos alunos os objetos, peças, fotos, enfim o acervo de fontes históricas riquíssimo que o nosso museu possui, e sim, observar sem nenhuma objetividade as salas do museu. Dessa forma, a nossa proposta é de levar as turmas para o museu a cada assunto e tema tratado na disciplina, por isso as nossas visitas serão curtas e objetivas a determinados locais e fontes históricas lá contidas, além de cotidianas.
Agradecemos a Bené e aos funcionários que nos atenderam no Museu e com muito esforço e com ajuda de muitas pessoas continuam a levar a instituição que está precisando de incentivo da comunidade, da iniciativa privada e pública para seu funcionamento.
Para visualizar as fotos clique em "Mais infirmações"

AULA NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL

Neste dia 06 de março de 2012, com o intuito de fazer da educação um ofício prazeroso e cheio de novidades, os alunos do 2º ano do Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel, através da disciplina de História, sob a supervisão da professora titular, Tia Gerlânia e do professor da disciplina, Tio Rommeryto Augusto, estiveram visitando o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Santa Luzia. 
Com o tema "Seu primeiro documento", os alunos foram conduzidos ao cartório para conhecerem o local onde seus pais fizeram o registro perante o Estado Brasileiro de Direito de sua existência através de sua certidão de nascimento. O interessante é perceber que, apesar de ser um assunto para muitas pessoas tão simples, as crianças estão descobrindo que são sujeitas da História (individual e coletiva) e que já existem fontes (documentos no caso) onde elas são conhecidas e reconhecidas. 
Na oportunidade a Oficiala Maria de Lourdes da Silva (Pêta) foi apresentada para os alunos como a responsável do local, além do que foi a testemunha do registro da maioria das crianças. Dos alunos da turma, 7 deles foram registrados no cartório em voga, os quais puderam ver a documentação trazida da maternidade pelos pais contendo a marca do pé da criança, como também os livros onde foram devidamente registradas com nome e sobrenome, além das assinaturas dos seus pais. Essa apresentação foi feita pelo escrevente Régis (ex-professor da escola e conhecido dos alunos), que interagiu e explicou a turma sobre o assunto.
Essa experiência com o 2º ano do Carrossel proporcionou a percepção de que, apesar de serem tão pequenos, as crianças podem ter a concepção de sujeitos da História através de sua documentação, entendendo que os documentos são importantes para a vida pessoal e da sociedade, pois através deles o sujeito participa mais ativamente da vida. Aproveitamos para agradecer a amiga Pêta e a Régis que muito prontamente apresentaram os documentos e fizeram do processo de educação interessante e "diferente" para as crianças.
Curtam as fotos clicando em "Mais informações".