segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro - Dia do professor

Porque somos professores. Somos professoras. Somos, não apenas exercemos a função docente. Poucos trabalhos e posições sociais podem usar o verbo ser de maneira tão apropriada. Poucos trabalhos se identificam tanto com a totalidade da vida pessoal. Os tempos de escola invadem todos os outros tempos. 
Miguel Arroyo
Hoje eu entendi muitas das frases e das reflexões dos pensadores/as que foram lidos e refletidos em rodas de conversas na Universidade. Hoje eu entendi e rememorei tantos que me influenciaram a está na posição em que ocupo hoje: a de professor. Por que hoje? Por que hoje foi o meu primeiro dia em homenagem ao professor. Então vamos ao que interessa.
Desde o dia de ontem que entendi o que é poder ser querido profissionalmente: postagens na internet, mensagens no celular, abraços dos/as alunos/as, até lembranças ganhei? Tudo isso me faz muito feliz e me estimula a poder continuar, afinal as dificuldades são indiscutivelmente presentes, mas só me mostram o quanto posso ser forte.
Rememorei professores e professoras que fizeram e sempre farão parte de minha vida. Até das estagiárias eu lembrei! Partilhei experiências de dias do professor onde preparava junto com os colegas as festas surpresas. Encontrei professores que apesar de não estarem na escola, não estavam de folga. Ouvir homenagens na televisão. Escutei discursos de homenagem na Câmara dos Deputados do Brasil quase vazia (que vergonha!), e claro, trabalhei, quer dizer, fui professor.
Como disse o autor supra-citado, parafraseando-o, os tempos de escola invadiram todos os outros tempos, mas não por que eu fui obrigado, pela necessidade, ou mesmo pelo compromisso. Não. Isso ocorreu, por que eu SOU PROFESSOR. Quem é, onde estiver, não pode deixar de ser, e nós somos esse SER que diferente do que pensa e vive a sociedade da fluidez, só pode ser homenageado nesse dia quem vive o verbo SER.
Não poderia de mencionar a alegria de poder compartilhar esse dia tão especial, pois foi o meu primeiro dia do professor, com todas as obrigações de um docente: diário de classe (como eles me perseguem), notas (como é difícil avaliar), provas (como é difícil elaborar), atividades (como eu invento), trabalhos para receber (como eu tenho para corrigir) e alunos/as (como é bom amá-los). E são eles, os/as alunos/as, a motivação para que celebremos esse dia, por que são eles que depois nos dizem muito obrigado, são eles que nos impulsionam a buscar o melhor, o conhecimento, a inovação. 
Por fim, quero render graças ao bom e precioso Mestre, Jesus, pela possibilidade de celebrar este dia, pois tantos saíram das discussões que mencionei no início (acadêmicas) e nunca tiveram o privilégio de poder SER professor como eu estou podendo. Ainda quero pedir a esse bom mestre que olhe por todos os professores e todas as professoras do Brasil e do mundo, para que sejam cada vez mais uma luz na vida dos que buscarem as cadeiras do conhecimento, pois se neste mundo ocorresse de num só dia não haver mais o conhecimento, é por que a imagem e semelhança Dele teria desaparecido da Terra e da sala de aula: você professor.
Se um blog é um diário virtual, quero deixar registrado aqui neste dia, 15/10/2012, que pude viver uma das maiores alegrias da minha vida: a de celebrar o meu dia, o do professor.

Parabéns para todos os que SÃO PROFESSORES! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Lembre que seu comentário exibe posicionamento seu, portanto, exprima aquilo que você pensa, não o que os outros vão influenciar!