É dia 25 de dezembro e me saudaram assim: Feliz Ano Novo! Erro? Não! Costume! Nós brasileiros estamos acostumados a celebrar as datas sempre antecipadamente, isso porque as datas litúrgicas como o Natal acabaram por entrar no ciclo dos feriados que são vividos para o lazer e a organização das nossas vidas. Parece que cada vez mais temos menos tempo pra Deus. Isso é muito forte entre nós católicos, principalmente por termos uma cultura cristã muito tradicionalista e devocional, que não deixam de ser importantes, mas não podem resumir a nossa caminhada terrena de seguidores do Cristo.
Analisemos assim a saudação dada. O que acontece quando estamos dias antes do Natal? As pessoas costumam saudar-se com "Feliz Natal" e esquecem que aqueles ainda são dias de preparação e de desejos da espera, pois Maria e José ainda estão aguardando a chegada do Menino Jesus. Então o que marca a celebração do Natal? A Eucaristia! Não há sacramento outro ou celebração tão importante como a da Vigília e do dia do Natal e são elas que marcam a chegada do Menino Deus em nossa comunidade. É na Santa Missa que escutamos e degustamos a narrativa da chegada de Jesus entre os homens e, só a partir dali, poderíamos então saldar aos outros com ênfase e afirmar que o Santo Natal chegou. Uma chegada que ainda deve ser celebrada pelo curto, mas importante tempo do Natal de Jesus como pequenino entre nós, afinal, o tempo do Natal perdura até a celebração da Epifania do Senhor.
Observemos, assim, que a reunião em família, as confraternizações, as brincadeiras entre amigos, o clima de festa e de alegria não deve resumir-se a noite de véspera do Natal, mas estender-se até por duas semanas depois, que é quando celebramos a festa da Manifestação de Deus entre os homens de toda a Terra. Observar os feriadões a que estamos acostumados, que ao olharmos os novos calendários já procuramos, só para ver quando teremos folga do trabalho, descanso mensal e tempo para organização da vida e da casa, deveria ser uma observação feita sob o olhar da celebração litúrgica e cristã das festas do ano litúrgico, não pensando em aproveitar "só e somente" para o lazer e o prazer, mas para dedicá-los "também" a reflexão, a oração e a participação da comunidade.
Por fim, gostaria de destacar que, a celebração da chegada do Menino Jesus se estende pelo tempo do Natal, o qual estamos ainda comemorando, pois a celebração da Epifania do Senhor será no próximo domingo, dia 08 de janeiro de 2012, tempo em que podemos viver a experiência de Deus feito homem e no meio de nós. Deixe sua casa enfeitada até domingo, saúde seus amigos e familiares com "Feliz Natal" e "Feliz Ano Novo", porque ainda vivemos a linda experiência de contemplarmos o Cristo criança, o Deus bebê, o choro do Santo dos Santos!
Assim sendo, Feliz e Santo Natal a Todos/as!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre que seu comentário exibe posicionamento seu, portanto, exprima aquilo que você pensa, não o que os outros vão influenciar!