Não sei por quanto tempo vou poder está olhando para uma sala repleta de estudantes, interessados em saber o porquê de determinadas coisas, para que foram criadas determinadas situações, de onde vem algumas atitudes... enfim, eu fiz o curso de História porque gostaria de dá sentido a minha existência olhando para trás, afinal, não haveria como viver o presente sem pensar que alguns segundos ou dias, meses, anos e séculos tinham passado e estávamos naquilo que chamamos de presente, vivendo-o e baseando-se no que havia atrás, no que tinha sido, naquilo que tinha existido, na experiência decorrida.
Nunca pensei que ao longo de quatro anos pudesse experimentar de lugares e eventos que pudessem enriquecer a minha vida e o meu caminhar acadêmico. Cada uma foi e será experiência única e de único propósito: crescer. Como sempre pensei, não faria esse caminho facilmente, nem queria que os caminhos mais fáceis fossem os que eu trilhasse, mas só bastaria que existissem situações, pessoas e lugares onde o vivido pudesse dá sentido ao porvir. Não penso que esse crescimento acontece de sapatos altos, mas descalços e desequilibrando.
Desta forma, encontro no dia 10 de janeiro de 2012, em plena correria de horário de almoço, um pequeno e mais importante recado no orkut dos últimos dias que falava o seguinte:
"Ei rapaz, passei na UEPB - História, vai visse!
Vim aqui pra te agradeçer e deixar meu MUITO OBRIGADO.
Valeu, pra mim, você é o MELHOR PROFESSOR DE HISTÓRIA, falo isso de cabeça limpa.
Felicidades pra você e sua família, abraços!"
Alguém poderia até ler e dizer que sou um profissional de começo de carreira, saído do forno, quente que nem pão das 5h da manhã... Mas e daí? Ser isso tudo é bom, mas olhar pra traz e vê que o seu trabalho pode dar frutos, e mais ainda, que pode marcar a vida de pessoas, isso é o que me enche de orgulho e faz-me publicar num espaço assim que, pode até ser que o meu curso não seja o dos sonhos de pais e mães, namoradas, irmãos e irmãs, parentes e amigos/as, mas garanto que eu fiz História e TENHO ORGULHO DO QUE FAÇO!
Valeu "Juininho" pelo recado! Agradeço a Deus por você, não por ser "melhor professor", mas por ter ajudado a abrir portas tão difíceis ainda para um/a aluno/a da escola pública: o da universidade!
A você e a todos/as os meus primeiros (e eternos) alunos/as, do PBVEST-Guarabira, minha gratidão pela paciência com as minhas falhas, e meu abraço de saudades! Nos batemos por aí!
A cada dia acredito mais na introdução dos agradecimentos da minha monografia:
"O sábio não é aquele que conhece uma infinidade de conteúdos, mas aquele que faz dos seus conteúdos uma infinidade de pessoas." (MORAIS, 2011, p. 6)
Que bom ter praticado isso desde a primeira experiência, pois já encontrei os primeiros da infinidade...
Rapaz, fiquei impressionado. Acho que se não fosse PB-Vest, os professores, você, eu não teria conseguido. Mas está ai minha singela contribuição e dizer que foi muito importante pra minha formação de vida aprender coisas que antigamente pra mim não fazia sentido algum, já hoje isso tudo mudou. Muito obrigado Rommeryto, pelas risadas, pelos puxões de orelha, pelas explicações, por tudo. Felicidade, você merece tudo de bom meu querido AMIGO.
ResponderExcluir