domingo, 1 de janeiro de 2012

Apelidos de Família

Para inaugurar este espaço, vejamos aquilo que faz parte de um costume que virou tradição em Santa Luzia: apelidar as famílias! Esse é um costume que parece aos poucos virar tradição e a acedência de cada santaluziense vai aos poucos tronando-se cômica e as vezes sem significado, só para minimizar o círculo de parentesco entre os que moram nestas terras.
Exemplo típico desses apelidos é o meu caso. Carrego oficialmente como sobrenomes as famílias Oliveira e Morais, as quais resumem um montão de outros tantos nomes que poderiam, ou deveriam está juntos formando o meu nome. Entretanto, não tendo poderes imperiais que me façam ter nomes como os de Pedro I e Pedro II (com 20 nomes ou mais), vejamos um pouco daquilo que cada apelido pode trazer para aquilo que sou hoje.
Por parte de pai tenho o sobrenome Morais, advindo do meu avô, a quem ninguém reconhece pelo sobrenome, mas pelo apelido: Aprígio. Sendo assim, tivemos: Juvenal Aprígio (avô), Inácio Aprígio (bisavô) e Neco Aprígio (trisavô). Todos herdaram um sobrenome que já foi apagado e que esteve acompanhado, ora pelo atual sobrenome, ora pelo apelido. Pelo que nos consta, habitantes dos sítios Viola e Navios, hoje município de Várzea-PB, essa ascendência trouxe um sobrenome que não podemos ver nenhum significado. Ainda observando minha linha paterna, vejamos uma família das mais curiosas e conhecidas em Santa Luzia nas primeiras décadas de 1900: a família Araújo, ora Damasceno. Os nossos Araújo tem como apelido "Lutico", havendo a impossibilidade de fazer qualquer possibilidade de significar tal apelido. Se aproximássemos e colocássemos as razões das histórias de vida, olharíamos para nosso bisavô, Severino Lutico e diríamos que o mesmo seria um personagem lúdico de muitas crianças e adolescentes da década de 40, 50 e 60 de Santa Luzia e região. Entretanto, o apelido vem já do seu pai, Manuel Lutico (trisavô) a quem minha avó nem chegou a conhecer. Por fim, vejamos que a persistência em observar meus antepassados acaba por misturar uma gama de sobrenomes e apelidos que se fôssemos somar ao nosso nome findariam num texto.
Naquilo que concerne ao ramo matrilinear, vamos deixar para observá-lo em outra ocasião!

Um comentário:

  1. Seria muito bom se pudéssems levar no nosso nome todos os sobrenomes de nossos antepassados. Já pensou quantos nomes viriam depois de Mªda Conceição? Sempre pensei em ter o sobrenome "dos Santos(Cravinote, Mocotó, Tripa) são os meus pseudônimos mternos e Oliveira e Dantas (Bernabé, Firmino, Abel), os quais assumo com muita alegria.

    ResponderExcluir

Lembre que seu comentário exibe posicionamento seu, portanto, exprima aquilo que você pensa, não o que os outros vão influenciar!