Inaugurando este espaço queremos apresentar aos leitores a Igreja Matriz de Santa Luzia. A matriz de nossa cidade está localizada na Praça Silvino Cabral da Nóbrega, S/N, Centro e é o mais antigo templo da região do Vale do Sabugy. Construído no final do século XVIII, com espaço de capela que foi terminada em 1771, pelo então senhor de terras, Geraldo Ferreira Neves Sobrinho. Na mesma época dedicou o templo a Virgem e Mártir Santa Luzia, trazendo a imagem da padroeira que ainda hoje está na igreja, não sabendo, entretanto a sua origem, que segundo D. Teresa Medeiros seria ou de Siracusa ou da Espanha.
A igreja passou por modificações no século XIX, ganhando o título de igrejinha pelos fieis católicos ganhando ornamentos que fizeram perdurar até a década de 50 do século XX. O padre Milton Arruda fez uma grande reforma, aumentando a altura das paredes, das torres e modificando por completo a parte interna da matriz, demolindo os altares dos santos e os pilares que sustentavam as arqueadas e o forro.
Pelo que vê-se na fotografia, a altura das paredes era muito inferior e as modificações feitas diferiram muito da antiga estrutura da igreja. Na década de 60 o altar acima foi demolido e foi construído um novo altar-mor pelo pároco Jerônimo Lauwen, muito querido pelos paroquianos e vitimado num acidente em 1974. Na década de 90 o altar foi novamente modificado pelo Padre João Saturnino, permanecendo uma única parede onde estavam as imagens e o sacrário, com um presbitério muito pequeno e sem muito ornamentos.
Recentemente, no paroquiato do Padre Alex Alexandre, a igreja matriz passou por uma grande reforma, misturando o antigo e o moderno, tendo sido iniciado os trabalhos de revitalização em fevereiro de 2010 e sendo concluído em dezembro de 2011. Na ocasião da festa da padroeira, houve a celebração de dedicação no dia 04 de dezembro, pelas mãos do bispo diocesano de Caicó-RN, Dom Delson com deposição da relíquia de Santa Luzia, unção do altar e das paredes, incensação e iluminação. Confira as fotos da atual matriz de Santa Luzia.
Altar-mor da Igreja Matriz no dia da missa de reinauguração e dedicação da Igreja Matriz - 04/12/2011
Parte interna da Igreja Matriz vista do presbitério, com dois pisos para a assembleia, comportando, sentadas, 1000 pessoas - foto no dia 13/12/2011, na missa solene da padroeira.
Com um projeto na responsabilidade do engenheiro César Lira, a Igreja Matriz de nossa cidade é hoje uma atração turística e lugar de intensa visitação dos turistas e populares que estão em nossa cidade. Portanto, ao passar pela BR-230 em nossa cidade, ao ver as torres majestosas da igreja, entre em nossa cidade e visite um dos templos mais belos da Paraíba, a Igreja Matriz de Santa Luzia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Lembre que seu comentário exibe posicionamento seu, portanto, exprima aquilo que você pensa, não o que os outros vão influenciar!