segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um ano de aprendizados - 2012

Resolvi terminar o primeiro ano deste espaço que criei fazendo um pouco da retrospectiva do que aconteceu comigo. Ano marcante, de recomeço, de adaptações, de decisões e de um começo incerto. Então talvez seja bom fazer isso no último dia do ano e pensar no que virá. Entre fotografias e discursos, pensarei em como fazer este túnel 2012.
LCM, Caicó-RN, julho 2012
Logo no primeiro dia de 2012, ainda na festa de passagem de ano, Deus cuidou de me dá mais uma missão: a de cuidar de mais um amigo como um irmão. Assim, a missão se firmou em um laço de amizade por todo esse tempo, entre aventuras e decisões, conversas e discussões, partilhas e solidões, festas e momentos "nada pra fazer", esse moleque me elegeu um irmão mais velho, depois um confidente e por fim um padrinho. Agradeço a Deus essa amizade em 2012. Valeu Willianson!
Página do blog: augustodesantaluzia.blogspot.com 
O primeiro dia do ano foi ainda marcado pela criação desse espaço que é meu, mas que é público. Um lugar bem minha cara, mas foi pouco alimentado. É muito importante e ficaram registrados momentos e opiniões. Meu blog http://augustodesantaluzia.blogspot.com.br/.
Família de Adriana, em Sertãozinho-PB, janeiro de 2012
Chegou o momento das despedidas. Há pessoas que marcam a nossa vida que nos adotam e nos querem um amor que nem sentimos, a gente vive. Foi assim que entre os dias que estive preparando minha mudança para voltar a Santa Luzia, resolvi passar meus dias, entre pessoas que durante quatro anos viveram experiências maravilhosas comigo: conversas na praça de Guarabira, lanches, aperreios, bagunças, estudos, divisão de trabalhos, troca de experiências e acima de tudo, muito amor. Agradeço a Deus os dias que estive conhecendo os amigos e familiares da minha sempre colega, mas acima de tudo, amiga de Sertãozinho (ou do Rio de Janeiro? hehe): Adriana Ramos. Saudades!
Estátua de Frei Damião, Guarabira-PB, janeiro de 2012

Chegada da Cruz da JMJ em Juarez Távora-PB, 01 de fevereiro de 2012

Ícone de Nossa Senhora, encerramento do Boté Fé Guarabira, em 03 de fevereiro de 2012

Lucas e Luana (pai e mãe de Guarabira), festa da Luz 2012
Nicho da padroeira de Guarabira, Nossa Senhora da Luz, em janeiro de 2012
E a hora de despedir-se chegou. Foram quatro anos de muitas experiências numa terra que cheguei e não sabia nem onde era, numa terra que pra mim era brejo e era tão quente como a minha, numa terra que me proporcionou duas experiências marcantes e inesquecíveis: o EJC e o diploma da graduação em História. Mas o apartamento 116 deveria ficar vazio, sem o seu morador que deixou tantos amigos/as, pois foram sua família e não conseguiram mais esquecer o sertanejo que adotou tanta gente pra ser sua família e não viver quatro anos sozinho. Em grande estilo, vivi o encontro do Bote fé Guarabira, com a chegada da cruz da Jornada Mundial da juventude e o ícone de Nossa Senhora, com o encerramento da festa de Nossa Senhora da Luz, e a festa da Luz com os shows e a galera. Num até logo, deixei uma família, o EJC, e de coração partido trouxe um pouco deles e deixei um pouco de mim. De tudo, agradeço a Deus por ter colocado Luana e Lucas Júnior nesse intermediário, pois sem eles não haveria a possibilidade de viver essa experiência de quatro anos. Que a Virgem da Luz os cubra ricamente com bênçãos: professores, colegas, EJC, comunidade Jesus Ressuscitado e funcionários e administradores do Hotel Novo Rio.
Festa de despedida de Roselly, em fevereiro de 2012
Havia chegado a hora de minha irmã partir, ousar, mirar outros horizontes para ver se a vida lá fora era o que ela buscava. Em fevereiro de 2012, nos despedimos dela e ficou aquele vazio, aquela aquela falta de alguém em casa, afinal, nunca tinha vivido a experiência de alguém sair, quem tinha saído era eu. Ela foi, ousou, tentou e viu que não era seu horizonte. Foi uma experiência de crescimento pessoal e familiar, pois meus pais entenderam que não tinham nos criado para si, mas para o mundo. Pelos meses que esteve longe, a experiência de Roselly em São Paulo foi também uma experiência marcante para mim.
Escola Carrossel - 2º ano - Polícia do Lixo
Escola Carrossel - 3º ano - As árvores também tem história
Escola Carrossel - 4º ano - Genealogia das famílias
Escola Carrossel - 5º ano - Excursão de despedida
Abriram-se as portas para um graduado em 2012. Por todo o ano convivi com a minha primeira experiência de sala de aula enquanto professor de duas disciplinas: História e Formação Humana. Professor nas séries iniciais da Educação Básica, com crianças e no lugar que sempre foi meu também: a escola Carrossel, a minha primeira oportunidade de emprego que me acolheu em 2007 e me acolheu de volta em 2012. Nas noites mal dormidas, nas atividades elaboradas, nas provas consideradas o terror de todas, nos projetos desenvolvidos, nas viagens realizadas, nos encontros pedagógicos, nos compromissos não cumpridos, nas dificuldades de marinheiro de primeira viagem e cheio de ideias com as novidades do mundo acadêmico, vivi  maior parte do meu tempo exercendo neste ano a docência com 54 crianças, a quem dediquei minhas energias e espero ter atendido as expectativas. Não quis ser o melhor, mas dei o meu melhor, tenham certeza. De fevereiro a dezembro de 2012, ser professor dessas crianças foi inesquecível. Obrigado a Gianne pela oportunidade e compreensão, a Masé pelos conselhos e incentivo, aos colegas funcionários e professores pela convivência fraterna e amiga, aos pais pela parceria e confiança e aos alunos/as pelo amor que nunca deixaram de expressar (só por vocês fazemos tudo e um pouco mais). 
I Encontro de Namorados e Noivos da Paróquia Santa Luzia - 04/03/2012
Viver a fé e ser um jovem feliz ao lado de uma pessoa que nos faz bem e que é sinal de amor. O encontro, a troca de experiências, a conversa amiga, a escuta fraterna e sem preconceitos e a orientação fecunda proporcionou a mim viver junto à minha namorada este encontro que foi importantíssimo na nossa vida de casal de namorados. As experiências e temas trabalhados pelos casais da Pastoral Familiar nos trouxeram uma oportunidade: a de nos compreendermos melhor, saber qual a hora de estabelecer limites e a de criar espiritualidade dentro do relacionamento. Agradeço a Deus pela experiência, principalmente, por ter sido ao lado de uma pessoa que sinal do amor: Andreia.
Semana de protesto a aprovação da lei que autoriza o aborto de anencéfalos - Abril de 2012
Quem disse que esse ano foram só flores? O Supremo Tribunal Federal aprovou uma lei de assassinato (na minha visão): a que autoriza o aborto de crianças anencéfalas (que nascem sem cérebro). Por isso, por uma semana de abril protestei com essa faixa no braço junto a centenas de pessoas no Brasil que fizeram o mesmo e não concordaram com a decisão. Defender a vida, um dos meus focos, e sendo da criança, aí sim. Revoltante!
1º Reencontro da Infância Missionária - Semana Santa 2012
2º Reencontro da Infância Missionária - Novembro 2012 - Visita ao Abrigo de Idosos
Como foi bom reencontrar-se, reunir-se novamente, deixar nossas casas pelos compromissos missionários, lembrar de momentos tão importantes e vividos no passado. Tentando reviver tempos tão bons, realizamos entre 05 e 08 de abril e entre 15 e 18 de novembro de 2012 dois Reencontros da Infância Missionária, um momento tão intenso e de tantas experiências para nós que crescemos dentro da Igreja Católica através da Infância Missionária. Agradeço a Deus por ter conseguido viver momento tão importante e de espiritualidade junto a essas meninas que ainda me fazem tão bem. "De todas as crianças do mundo, sempre amigos".
Missa Solene de Nossa Senhora de Fátima, 13 de maio de 2012
Celebrar maio sempre foi uma alegria, mas celebrar Nossa Senhora de Fátima é sempre uma experiência sem palavras. Com muito esforço, querendo sempre melhorar a festa de nossa comunidade, voltei a terrinha e assumir com os missionários/as a Festa da padroeira, Nossa Senhora de Fátima. Junto aos missionários, ajudados pela comunidade e guiados pelo pastoreio de Padre Alex, vivemos um tempo fé e reavivamento dos bons tempos de celebrações e alegria em nossa comunidade. No dia 13 de maio, celebrando o dia das mães e ainda os milagres de Santa Luzia derramados em nossa vida, fizemos este encerramento e nos comprometemos com a continuação dos trabalhos para a construção de nossa capela. As outras áreas da vida terminaram por preencher os espaço de tempo, mas a avaliação nos permite vê que é necessário voltar a participar assiduamente da nossa comunidade. Obrigado Mãe de Fátima por este tempo de fé.
Novena de Maio - Igreja Matriz de Santa Luzia - 24/05/2012 - 25 anos de união matrimonial de meus pais
Deus tem feito grandes coisas em nosso favor. Depois do retorno de minha irmã, foi a hora de celebrar o motivo pelo qual estamos no mundo: o amor de Deus derramado nos corações de Papai e Mamãe há 25 anos selados pela aliança do matrimônio. Resolvemos celebrar assim como o casamento deles: simples e diante de Deus. Pedimos na novena que Deus os abençoasse e os tornasse cada vez mais unidos e fieis um ao outro, para que durante os próximos muitos anos que Deus proporcionará, sejam felizes e contem conosco enquanto filhos e frutos desse amor. Bodas de Prata de Papai e Mamãe, em 24 de maio de 2012.
Missa na minha residência - 11 de junho de 2012
Como ação de graças por tantas coisas boas derramadas em nosso favor e junto com a comunidade, na missa de Nossa Senhora de Fátima do mês de junho estivemos celebrando pela primeira vez uma missa na nossa casa, o ato mais sagrado e importante que poderia acontecer. Registrado na mente e no coração ficou também os encaminhamentos dados para a campanha da capela de nossa comunidade. Em reunião com a comunidade e com essas pessoas presentes, estivemos juntos e para nunca mais ser esquecida, afinal, este terreno é santo, pois o Santo sacrifício da Missa, a imolação do cordeiro de Deus, foi feita aqui. Obrigado por tamanha graça Senhor.
Arraiá Lutico no pé da cajarana - ano III - 23/06/2012
Barraca na frente da casa de vovó - São João 2012 - 70 anos de forró
Despedidas do Melhor Arrasta-pé do Brasil, praça Alcindo Leite, dia 24 de junho de 2012
Eitxa dias carregados, era forró demais menino. Dias que ficaram guardados para sempre, porque era festa que não acabava mais. Aprontamos muito, vivemos cada minuto, nos divertimos o bastante e marcamos em nossas vidas o ano que Luiz Gonzaga faria 100 anos e a comemoração dos 70 anos de tradição do São João de Santa Luzia, o melhor do Brasil. Esse ficou marcado, como o melhor dos últimos tempos. 
Celebração da Crisma - 07 de julho de 2012
Após uma caminhada de meses em encontros, o projeto de evangelização da nossa paróquia chegou ao momento de maior intensidade, a celebração do sacramento da Crisma. Responsável por um grupo de 16 jovens, estivemos nos preparando para esse momento que consistiu no derramamento do Espírito Santo sobre jovens, adultos e idosos que confirmaram sua fé. Entre eles quero recordar-me dos que preparei e que para sempre serão como filhos na fé: Ana Cleide, Ana Clea, Humberto, Brenda, Bruno, Carol, Dalila e Júnior, Francinelly, Irene, Marthcleide, Mirelly, Rayanne, Tina, Éricles, Willianson. Que a confirmação da fé de vocês do dia 07 de julho acenda sempre o Espírito Santo de amor. Bençãos e luz para todos os que ajudei na fé.
Forró das Antigas em Caicó - RN, 25 de julho de 2012
Essa festa, que foi a melhor do ano, não poderia ficar de fora. Limão com Mel, Magníficos, Mastruz com leite e Cavalo de Pau junto e misturado em Caicó-RN, na festa da padroeira, foi a festa do ano! Não tem como esquecer o melhor e maior encontro de bandas de forró das antigas que já houve. Inexplicável, inimaginável e indescritível. Simplesmente a melhor, afinal, amigos como Aricé, Maryanna, Luanna e Willianson, acrescidos do casal Ivanaldinho e Daíse, nos acompanhando, meu amigo foi só pipoco. Melhor, só outra dessas!
Meus irmãos do EJC Luz e Mari, no Polivalente, Guarabira-PB, no XVIII EJC Catedral Luz
Dias tão bons, eficiência tão presente e amigos tão queridos. Foi assim que marquei meu retorno a capital do Brejo, para ajudar a realizar o XVIII EJC da Catedral de Nossa Senhora da Luz em Guarabira-PB. Nos dias 03 a 06 de julho, pude viver mais um encontro com Cristo e ao lado de pessoas tão especiais como Igor Manga, Rita, Amando, Johnatan (que não está na foto), Rafael, Anyreves, Lídia, Rose e Paloma. Foi ótimo compartilhar a responsabilidade que tivemos e agradeço a Deus por ter neste ano vivido dias tão próximos de vocês. Agradeço ainda a Deus pelos passos dados por Cybelle e Danilo que nos enriqueceram com sua coordenação. Saudades!

Imagem de nossa padroeira Santa Luzia
Como um vento impetuoso do Espírito de Deus, haveria de acontecer um novo chamado para a minha missão: a PASCOM (Pastoral da Comunicação). Como uma célula que germina da fecundação, Deus inebriou Padre Alex a com suas palavras ir suscitando o interesse em formar-se essa pastoral e voltar a engajar-se mais firmemente na caminhada da comunidade. Na reunião do dia 21 de agosto, conseguimos formar junto com Sandra, Suely, Adriano, Jarbas e Joana Darc o começo da PASCOM. Que este novo sopro do Espírito Santo suscite em nós o desejo de levar a notícia da Boa Nova a todos/as.
Casamento de Fernando e Aline, em Várzea-PB
No dia 25 de agosto, haveríamos de entregar a Deus um irmão nosso que não seria mais um, e sim, um novo homem ao lado da nossa cunhada Aline. Com muito amor preparamos surpresas e os presenteamos com o que haveria de ser mais importante: a celebração do Matrimônio bem preparada. Luanna e eu agradecemos a vocês pelo amor que sentiram por nós e pedimos que esse ano tenha realmente sido de uma nova vida e uma nova fase de nossa amizade. Lembrando da frase que dedicamos no livrinho que fizemos: "O amor é algo tão divino que não cabe dentro de um coração, por isso encontramos nos nossos a vontade de perpetuar esse momento através de nosso carinho nesta celebração e na certeza que estaremos juntos como irmãos, agora sendo três corações em quatro pessoas, porque vocês são um e nós seus eternos maninhos." O casal do ano, Fernando e Aline.
Visita aos sítios arqueológicos cacimba da Velha e Passagem do Meio,  setembro de 2012, Projeto Raízes
Com muita satisfação e interesse, nos meses de agosto e setembro, a convite do amigo José Aderivaldo, estive contribuindo no desenvolvimento do Projeto Raízes, da Escola Estadual Padre Jerônimo. Em duas atividades pude ajudá-los na pesquisa de dados daquilo que forma a nossa cultura e a nossa história enquanto região do Sabugí. Apresentei a minha monografia "Os indígenas do Sabugí no período do pós-contato" no auditório da escola, numa experiência riquíssima de troca de conhecimentos, e conduzi os alunos de duas turmas até os sítios Cacimba da Velha e Passagem do Meio, para mostrar-lhes algumas fontes da pré-história de nossa região. O objetivo de tornar o assunto do meu Trabalho de Conclusão de Curso conhecido estava se realizando. Muito obrigado pela experiência José!

Charge sobre oligarquia. In. http://infoinconformista.blogspot.com.br/2009/06/oligarquia.html
E em mais um processo eleitoral não vimos muitas surpresas. Se podemos fazer uma retrospectiva, vimos se perpetuarem no poder os grupos oligárquicos de sempre, os de ontem e os de hoje. A Paraíba como um todo não viu grandes alterações, a não ser a permanência de um sistema político que muito timidamente quer  se desvencilhar da política dos coronéis. Quem perde? A população, que logo depois da eleição viu e viveu o descaso em muitos serviços: exames que não tinham mais, médicos que foram demitidos, carros que não foram mais liberados, investimentos na cultura ou eventos que não prosseguiram. Várias cidades viveram o descaso dos derrotados, enquanto outras, a acomodação dos que continuam e terão quatro longos anos para poder continuar o que planejaram. Não muito satisfeito com os diversos resultados, aprendi mais uma vez que em sua maioria, a democracia paraibana local prefere a continuidade das oligarquias, o que para mim é puro atraso, sistema das primeiras décadas do 1900. E lá vamos nós a mais 4 anos de permanências.

Feriado de 07 de setembro - Barzinho com samba e minha namorada Andreia 
O que dizer de alguém que faz parte deste, de antigos e de muitos outros anos que virão. Em setembro nos encontramos e antecipadamente comemoramos os nossos dois anos de namoro, afinal, pudemos está felizes por mais um ano que, apesar da distância, da falta de comunicação (porque a TIM não ajuda), da saudade e de todas as outras dificuldades, conseguimos está juntos. Aproveitamos bastante, para que em 08 de outubro deste ano, os nossos dois anos fossem uma data que marcaria a nossa história, pois se fôssemos contar, nosso amor daria "O livro", como diz a música de Limão com Mel. Amo você Andreia Tayza.
Equipe de funcionários e professores da Escola Carrossel - Projeto Patriota desde cedo - Setembro de 2012
Em mais um 12 de outubro pude celebrar uma data que para nunca mais seria somente o dia da padroeira do Brasil, ou dia das crianças, e sim, o aniversário da escola que desponta em tão pouco tempo como construtora de conhecimento para as crianças de Santa Luzia. O Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel completou 6 anos de existência e toda essa turma se orgulha de vestir essa farda, de trabalhar com esses colegas, de estar nessa história e de honrar com os minutos, horas e dias cada projeto, aula e evento que promovemos, porque acreditamos numa educação onde todos participam e constroem um conhecimento, escutando, falando e opinando, porque o nosso desejo é o de fazer sempre o melhor. Parabéns pelos 6 anos Carrossel, e como cantamos no hino: "Viva o nosso Educandário, viva a nossa fundadora, vamos tirar o chapéu com respeito e simpatia da família Carrossel".

Top do Juiz - 13 de outubro de 2012 - Festa do Rosário
Anos depois de ter vivido esse momento tão cultural e religioso da nossa cidade, vivi uma festa do Rosário com todo o aparato histórico e religioso que contém. Lembrando das discussões da academia no grupo de estudos com o professor Waldeci Chagas, a festa do Rosário foi um verdadeiro reanimar da perspectiva negra do conhecimento. Observar os elementos da resistência negra na cultura atual foi tudo para um historiador como eu. Acompanhar o Top do Juiz ao lado de minha mãe e de minhas amigas foi uma verdadeira academia da cultura. Viva a cultura negra! Dias 13 e 14 de outubro foram dias da Mãe África em Santa Luzia na Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.
Dia Nacional da Juventude - Patos - PB
Atendendo a um chamado de Deus, querendo voltar a viver no meio da comunidade diocesana de Patos, a pedido do amigo Lorran, amigo que conquistei ao longo desse ano, vivi uma reanimação na fé, num tempo tão difícil em nossa comunidade paroquial, onde éramos avisados da vacância do paroquiato, além das discussões existentes entre os membros da comunidade. Parecia um momento de reflexão, um domingo de pensamentos, mas terminou por ser um último ato de outubro, onde o Espírito Santo haveria de me reanimar e me chamar a ser um sinal da presença de Deus. Com vocês, o DNJ foi muito importante e um sopro do Espírito Santo.
Aula passeio 3º e 4º anos - Ingá e Campina Grande-PB, 14 de novembro de 2012
Como foi bom mostrar que o conhecimento está também na experiência vivida. A aula passeio ao sítio arqueológico da Pedra de Ingá, a exposição dos quilombolas da Paraíba, ao aeroporto e ao shopping em Ingá e Campina Grande-PB, foi um dia muito importante e experiência a ser contada na minha história como sendo a primeira prática docente para além das fronteiras do meu município. Não foi fácil vencer as dificuldades e a cobrança de dá tudo certo, mas Deus na sua infinita bondade faz tudo perfeito. Recordo e peço que tenha sido a primeira de muitas outras experiências com meus alunos/as.
Reunião do setor de Juventude da Paróquia Santa Luzia em preparação a festa da padroeira - novembro de 2012
Como é bom suscitar as primeiras experiências com uma juventude que muito quer. Os primeiros sinais de 2013 foram dados nos encontros com os jovens que assumiram com muita dedicação e empolgação as 10 responsabilidades a que fomos indicados pelo administrador interino, Padre João Neto. Entre Cristoteca, Cristobike, Cristofolia, quermesses de todas as noites e coreografias, nos dividimos e resolvemos fazer uma festa com a cara do jovem e com eles, os protagonistas do ano 2013. Durante todo o mês de novembro estivemos nos reunindo e providenciando as necessidades para que tudo fosse tão brilhante quanto foi na festa da nossa padroeira entre os dias 04 e 13 de dezembro. Ao Deus Pai, a Jesus Cristo e Espírito de amor, nossa honra, glória e poder pelo séculos, amém.
Aniversário de Maria Beatriz - afilhada - 22 de dezembro de 2012
Que bom celebrar a vida, e quero terminar minha retrospectiva celebrando a vida dessa que será uma filha para nós (Luanna e eu) pois pelo 2º ano estamos com a princesa de nossos compadres Fatinha e João Antônio, crescendo e sendo cuidada pela família. Queremos sempre vê cenas como esta e pedir a Deus que aumente e ilumine a cada dia os passos de nossa afilhada Maria Beatriz.
Para deixar esse ano tão marcante e cheio de coisas, quis terminar esse texto (quase um livro) sobre o que penso hoje, como sendo o último dia do ano, e querendo que chegue logo 2013. Agradeço a Deus a saúde, a disposição, as dificuldades, os compromissos, a vida corrida, as alegrias, as pessoas, os momentos, as quedas e acima de tudo o incentivo em poder continuar a viver, porque 2013 está na porta e ele traz consigo a maior expectativa da minha vida: a participação na Jornada Mundial da Juventude, o maior evento ocorrido até hoje em proporções de pessoas. Serei um dos milhões, mas me farei único, singular, diante de Deus e dos irmãos, e espero ansiosamente a chegada do ano que traz o melhor presente que já pude receber: está diante de inúmeras testemunhas de Cristo e de sua presença salvífica.

Que 2012 tenha feito recordar-me e aprender, e que eu esteja mais fortalecido, saudável e disposto para viver mais um ano que Deus me dá. 
Feliz Jovem 2013! Feliz Jovem Ano Novo!

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de outubro - Dia do professor

Porque somos professores. Somos professoras. Somos, não apenas exercemos a função docente. Poucos trabalhos e posições sociais podem usar o verbo ser de maneira tão apropriada. Poucos trabalhos se identificam tanto com a totalidade da vida pessoal. Os tempos de escola invadem todos os outros tempos. 
Miguel Arroyo
Hoje eu entendi muitas das frases e das reflexões dos pensadores/as que foram lidos e refletidos em rodas de conversas na Universidade. Hoje eu entendi e rememorei tantos que me influenciaram a está na posição em que ocupo hoje: a de professor. Por que hoje? Por que hoje foi o meu primeiro dia em homenagem ao professor. Então vamos ao que interessa.
Desde o dia de ontem que entendi o que é poder ser querido profissionalmente: postagens na internet, mensagens no celular, abraços dos/as alunos/as, até lembranças ganhei? Tudo isso me faz muito feliz e me estimula a poder continuar, afinal as dificuldades são indiscutivelmente presentes, mas só me mostram o quanto posso ser forte.
Rememorei professores e professoras que fizeram e sempre farão parte de minha vida. Até das estagiárias eu lembrei! Partilhei experiências de dias do professor onde preparava junto com os colegas as festas surpresas. Encontrei professores que apesar de não estarem na escola, não estavam de folga. Ouvir homenagens na televisão. Escutei discursos de homenagem na Câmara dos Deputados do Brasil quase vazia (que vergonha!), e claro, trabalhei, quer dizer, fui professor.
Como disse o autor supra-citado, parafraseando-o, os tempos de escola invadiram todos os outros tempos, mas não por que eu fui obrigado, pela necessidade, ou mesmo pelo compromisso. Não. Isso ocorreu, por que eu SOU PROFESSOR. Quem é, onde estiver, não pode deixar de ser, e nós somos esse SER que diferente do que pensa e vive a sociedade da fluidez, só pode ser homenageado nesse dia quem vive o verbo SER.
Não poderia de mencionar a alegria de poder compartilhar esse dia tão especial, pois foi o meu primeiro dia do professor, com todas as obrigações de um docente: diário de classe (como eles me perseguem), notas (como é difícil avaliar), provas (como é difícil elaborar), atividades (como eu invento), trabalhos para receber (como eu tenho para corrigir) e alunos/as (como é bom amá-los). E são eles, os/as alunos/as, a motivação para que celebremos esse dia, por que são eles que depois nos dizem muito obrigado, são eles que nos impulsionam a buscar o melhor, o conhecimento, a inovação. 
Por fim, quero render graças ao bom e precioso Mestre, Jesus, pela possibilidade de celebrar este dia, pois tantos saíram das discussões que mencionei no início (acadêmicas) e nunca tiveram o privilégio de poder SER professor como eu estou podendo. Ainda quero pedir a esse bom mestre que olhe por todos os professores e todas as professoras do Brasil e do mundo, para que sejam cada vez mais uma luz na vida dos que buscarem as cadeiras do conhecimento, pois se neste mundo ocorresse de num só dia não haver mais o conhecimento, é por que a imagem e semelhança Dele teria desaparecido da Terra e da sala de aula: você professor.
Se um blog é um diário virtual, quero deixar registrado aqui neste dia, 15/10/2012, que pude viver uma das maiores alegrias da minha vida: a de celebrar o meu dia, o do professor.

Parabéns para todos os que SÃO PROFESSORES! 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

14 DE AGOSTO - ANIVERSÁRIO DE ANDREIA TAYZA

Não sei se essa imensidão poderia descrever aquilo que quero pra você hoje. Hoje é o seu aniversário e a poeta Rita de Cássia já traduziu dizendo que "de Parabéns estou eu por te conhecer, por ter alguém como você". Não saberia dizer o que esses últimos sete 14 de agosto foram, mas sei que eles foram sempre datas de lembrar de você, de ressignificar quem você era, pois se era amiga, teria sido amor, e se era amor, permanece a vida toda. 
Peço a Deus que neste dia toda essa imensidão possa se traduzir nas bênçãos celestiais em sua vida, e que o dia de hoje seja mais um motivo para lhe dizer o quanto você se torna importante na minha vida. Que o amor de Deus possa te encobrir de graças e que o seu aniversário seja mais um salto na vida que você terá ainda. 
Peço a Maria, mãe da eterna alegria, que te faça sempre mais uma mulher da alegria e que o manto acolhedor esteja sobre você. Sinta meu abraço na vontade de está com você, sinta meu beijo nas lembranças de nós dois, sinta meu amor na oração que faço por você.
PARABÉNS ANDREIA TAYZA! NEOQEAV!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

UM AMOR DE ONTEM E DE HOJE

Corria o ano de 2005, minha adolescência em plena atividade e as amizades influenciando os encontros e desencontros da vontade de conseguir um alguém pra dizer que estava namorando. Eu era apenas um adolescente de 16 anos, querendo chegar aos 17, mas o momento achou de me colocar uma peça na vida. Seria por influência de amizades e uma mudança de escola que aconteceria de naquelas vésperas de mais um aniversário eu encontrar com uma menina. Éramos meninos!
Resolvemos nos encontrar, numa noite de vento, num encontro trêmulo, mas numa maneira bem adolescente de ser: tudo arrumado pelos outros. Naquele dia 13 de agosto de 2005, por volta das 20 horas, estava preparado para encontrar-se com uma menina que seria a minha namorada, a primeira e única! Resolvemos não ficar na praça, mas procurar um lugar onde pudéssemos conversar e namorar, apesar de nossa insegurança e vontade um do outro. Tudo era perfeito, o cenário era perfeito, éramos perfeitos. Imagino somente naquela noite o quanto estava aflito em fazer tudo nos conformes, pois nossa inexperiência e timidez poderia nos deixar travados e nunca mais estarmos juntos por mera inexperiência. Não foi isso que aconteceu.
Descemos até próximo da Igreja Matriz, ficamos na porta da igreja, lugar que para nós seria cotidiano, pois éramos engajados. Foi ali naquela noite que depois de muita conversa começamos um companheirismo, uma amizade, uma paixão. Nos beijamos e fomos carinhosos, e a partir daquela data tudo seria diferente. Seriam longas 6 outras vezes de encontros, antecipados sempre da audácia das amizades, que aos poucos puderam desaparecer para podermos assumir algo que em pouco mais de um mês se tornaria o nosso primeiro relacionamento sério.
Pois é, aquele 13 de agosto nunca me saiu da cabeça e nunca deixou de me perturbar, pois ao longo dos 4 anos que estivemos como amigos o que essa data inaugurou perseguiria a nós e a nossa história que resolveu encontrar-se de novo. Sete anos depois, faço questão de deixar registrado aqui a minha satisfação em lembrar daquelas mãos geladas, daquela menina tímida e daquele encontro "perfeito" que daria para nós um tempo de encontro e relacionamento, que para além de ter tornado-se namoro, tornou-se uma história que foi vivida e que desejou ser retomada para poder continuarmos, talvez, um amor.
Meu amigo Batista Lima pode descrever bem esta data dizendo na música "Pra sempre te amar"

"Me lembro bem, do dia a hora e o lugar
Que eu fiquei ligado em você
Me aventurei, mas não quis me arriscar
Eu só pensei no prazer.

Logo depois vi que era tarde demais
Pra tentar fugir de você
Eu me envolvi não consegui disfarçar
E o impossível aconteceu...

Mas se meu destino te pôs no meu caminho
Meu Deus quem sou eu pra evitar..."

Como escrevi naquela velha agenda de 2005: FIQUEI DÉA.
NEOQEAV

terça-feira, 24 de julho de 2012

BOTE FÉ NA ECOLOGIA!

No último dia 22 de julho de 2012, domingo, um grupo de pessoas de nossa cidade resolveu deslocar-se até o açude público de nossa cidade: açude José Américo de Almeida, conhecido por "açude novo". Este açude foi construído nos primeiros anos da década de 30, quando na época estava sob a presidência da república Getúlio de Dorneles Vargas, o qual ocuparia o cargo por 15 anos. 

Sobre esta construção vejam o que diz o autor José Jacinto de Araújo em "Santa Luzia: sua história e sua gente":
"...uma grande obra para a terra estarrecida e na expectativa de sucumbir. Era um açude de grande porte a exemplo de outros que estavam sendo construídos em Condado, Coremas, Riacho de Cavalos, Soledade e outros, na Paraíba e alguns no Ceará. Era a última esperança de salvar aquela gente e aquela terra" (ARAÚJO, 1996, p. 48).

quarta-feira, 14 de março de 2012

AULA DE GENEALOGIA - VISITA AO MUSEU

No dia 13 de março de 2012, o Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel, através da disciplina de História, esteve proporcionando aos alunos a visita ao Museu Comunitário Jeová Batista, aqui de Santa Luzia-PB. O objetivo foi de mostrar aos alunos os brasões de famílias que estão expostos em um dos corredores da instituição, já que nossas aulas tem tratado de Genealogia e antepassados. A visita deu-se às 14h sob a supervisão de Benedita Fernandes (Bené) que muito prontamente e com carinho nos auxiliou na explicação falando sobre a importância e a documentação existente no museu sobre genealogia. 
Os alunos foram levados ao corredor onde estão expostos os brasões de famílias que são da sociedade santaluziense, entre elas estão a Nóbrega, Morais, Medeiros, Araújo, Batista, Machado, Ferreira, Sousa, Cavalcanti, Lira... Alguns dos alunos se identificaram com as famílias expostas, enquanto outros ficaram na curiosidade de encontrarem os brasões de suas famílias. Na oportunidade, aproveitamos para pedir aos alunos que identificassem nos brasões aquilo que chamasse a atenção deles, o que fosse mais interessante, enfim aquilo que pudesse ser pesquisado logo depois no trabalho em grupo na internet. 
Alguns dos alunos revelaram não conhecerem o espaço, além de terem sido convidados a voltar na instituição quando quisessem, inclusive, sem o vínculo com a escola. Isso foi enfatizado pela responsável do museu, Bené; a mesma ainda, chamou a atenção para o trabalho desenvolvido na escola e na metodologia adotada pela disciplina, que não tem o caráter de visita e apreciação, mas o de significar os objetos e materiais apresentados em exposição no museu.
Aproveitamos para apresentar a nossa preocupação com a intituição, já que nos últimos dias ela tem sido visitada pelas escolas, mas nem sempre com a preocupação de mostrar aos alunos os objetos, peças, fotos, enfim o acervo de fontes históricas riquíssimo que o nosso museu possui, e sim, observar sem nenhuma objetividade as salas do museu. Dessa forma, a nossa proposta é de levar as turmas para o museu a cada assunto e tema tratado na disciplina, por isso as nossas visitas serão curtas e objetivas a determinados locais e fontes históricas lá contidas, além de cotidianas.
Agradecemos a Bené e aos funcionários que nos atenderam no Museu e com muito esforço e com ajuda de muitas pessoas continuam a levar a instituição que está precisando de incentivo da comunidade, da iniciativa privada e pública para seu funcionamento.
Para visualizar as fotos clique em "Mais infirmações"

AULA NO CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL

Neste dia 06 de março de 2012, com o intuito de fazer da educação um ofício prazeroso e cheio de novidades, os alunos do 2º ano do Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel, através da disciplina de História, sob a supervisão da professora titular, Tia Gerlânia e do professor da disciplina, Tio Rommeryto Augusto, estiveram visitando o Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Santa Luzia. 
Com o tema "Seu primeiro documento", os alunos foram conduzidos ao cartório para conhecerem o local onde seus pais fizeram o registro perante o Estado Brasileiro de Direito de sua existência através de sua certidão de nascimento. O interessante é perceber que, apesar de ser um assunto para muitas pessoas tão simples, as crianças estão descobrindo que são sujeitas da História (individual e coletiva) e que já existem fontes (documentos no caso) onde elas são conhecidas e reconhecidas. 
Na oportunidade a Oficiala Maria de Lourdes da Silva (Pêta) foi apresentada para os alunos como a responsável do local, além do que foi a testemunha do registro da maioria das crianças. Dos alunos da turma, 7 deles foram registrados no cartório em voga, os quais puderam ver a documentação trazida da maternidade pelos pais contendo a marca do pé da criança, como também os livros onde foram devidamente registradas com nome e sobrenome, além das assinaturas dos seus pais. Essa apresentação foi feita pelo escrevente Régis (ex-professor da escola e conhecido dos alunos), que interagiu e explicou a turma sobre o assunto.
Essa experiência com o 2º ano do Carrossel proporcionou a percepção de que, apesar de serem tão pequenos, as crianças podem ter a concepção de sujeitos da História através de sua documentação, entendendo que os documentos são importantes para a vida pessoal e da sociedade, pois através deles o sujeito participa mais ativamente da vida. Aproveitamos para agradecer a amiga Pêta e a Régis que muito prontamente apresentaram os documentos e fizeram do processo de educação interessante e "diferente" para as crianças.
Curtam as fotos clicando em "Mais informações".

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AULA DE CAMPO - SÍTIO CACIMBA DA VELHA

Neste dia 24 de fevereiro, numa primeira experiência da docência, o Recanto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carrossel promoveu através da disciplina de História a aula de campo no sítio Cacimba da Velha, propriedade de Zeca Marinho, no município de Santa Luzia, considerado pela Arqueologia como um sítio arqueológico acampamento e Oficina Lítica. Autorizado pelo pais, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental estiveram sob nosso acompanhamento e auxiliado pela coordenadora pedagógica, Maria José Lacerda, e a professora titular da turma, Anninha Lacerda, no sítio por volta das 8h da manhã.
A aula teve como objetivo apresentar aos alunos o habitat dos homens pré-históricos, que no caso de nossa região foram os indígenas. O sítio apresenta uma série de matacões (rochas) com capsulares (cavidades na pedra) feitas pelos indígenas no processo de confecção de objetos de uso diário, como machados, pontas de flecha e lança de pedra, daí esse sítio ser considerado uma Oficina lítica.
Objeto de estudo de alguns cientistas, o sítio já foi mencionado em obras como a de João Marinho de Morais Neto (Contribuição ao Cadastramento das Itaquatiaras do Vale do Sabugí, na Fronteira da Paraíba - 1994) e de Carlos Azevedo (Levantamento dos sítios arqueológicos de Santa Luzia - 2004), e nesta aula de campo proporcionou os alunos, além do contato com a vegetação, solo e hidrografia, o conhecimento histórico do habitat dos antigos indígenas que viveram na região. Os matacões estão localizados próximos ao rio Quipauá, com nascente na zona urbana do município, o que evidencia a necessidade dos grupos humanos pré-históricos da água, que no caso da nossa região ocorre em época temporária de chuvas.
Usando a interdisciplinaridade, a aula procedeu com o auxílio de Maria José Lacerda e Anninha, ambas explicando a importância do lugar e as características geográficas do sítio, além do contato dos alunos com a paisagem da zona rural, o que para eles é "diferente" e importante. A seguir, estão as fotos da aula. 
Clique aqui em "Mais informações"

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Festa de Nossa Senhora da Luz - 23/01 a 02/02/2012


A Paróquia Nossa Senhora da Luz e a Diocese de Guarabira a partir deste dia 23 de janeiro estarão em festa com a festa da sua padroeira. A programação conta desde novenário, procissões e quermesse, até a realização do "Bote Fé Guarabira" uma realização da Igreja Católica do Brasil acolhendo a cruz da Jornada Mundial da Juventude e o ícone de Maria. Abaixo reproduzimos as informações contidas no blog da paróquia sobre a festa desse ano. Confira!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Questões pra não zerar!

O que você responderia em:

1 (Concurso do magistério da PB) Escolha, dentre as alternativas abaixo, aquela que indica o nome de três líderes da população miserável que necessitava de atenção e mudanças urgentes, durante o período da República Velha.

Mais apelidos de família

Hoje descobrir mais alguns parentes próximos. Agora sei que também sou da família Guilhermina. Casos da minha família paterna. Casos de endogamia. 
Isso ocorreu pois, fiquei sabendo que aqueles a quem o tempo deu o nome de "Família Guilhermina", fazem parte da linhagem da minha bisavó Cristina. Os irmãos dela foram apelidados com esse sobrenome, entre eles, tio Chico e tia Nenê. Desta forma, percebemos mais uma vez o quanto as linhagens das famílias santaluzienses criam laços de consanguinidade em que, os apelidos tornam os parentes próximos e distantes ao mesmo tempo: próximos de pais, filhos e primos; distantes dos tios avós, primos de segundo e terceiro e grau. 
Com essa atestação, percebi o quanto o ciclo foi fechando-se na minha família e que, apesar de terem ascendência relativamente de pouca renda, assumiram o fator genético como preponderante para acontecerem as uniões conjugais, e aí levo em consideração a união da minha tia-avó, Joanita, com seu esposo, Chichico Guilhermina, que nesse caso torna-se um parente próximo-distante dela. Esse caso de endogamia seria mais uma forma de fechar o ciclo dos laços familiares? Talvez, mas o que posso concluir é que os apelidos só aumentam os sobrenomes, nesse caso, lá vou eu ser Guilhermina também!

22/01/2012 - Um dia de surpresa em 2004

Para nós - Dia do Senhor
Para Santa Luzia - Há 8 anos chovia o suficiente para encher o açude público da cidade aos montes, depois de anos de seca e do reservatório totalmente seco
Para o Estado - Há 8 anos muitos municípios da Paraíba tem seus reservatórios cheios e a Paraíba tinha o mês de janeiro mais chuvoso dos últimos anos, registrando o número de 33 mortes só no primeiro semestre de 2004;
Para o Brasil - Criação da Vila do Brasil, Vila de São Vicente em 1532; chegada da família real ao Brasil após fugirem das tropas napoleônicas, em 1808; morte de Dona Zica (sambista) em 2003;
Para o mundo - morte do papa Bento XV em 1922; na mitologia grega, dia de Apolo; dia de Santo André

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Orgulho do que faço!

Não sei por quanto tempo vou poder está olhando para uma sala repleta de estudantes, interessados em saber o porquê de determinadas coisas, para que foram criadas determinadas situações, de onde vem algumas atitudes... enfim, eu fiz o curso de História porque gostaria de dá sentido a minha existência olhando para trás, afinal, não haveria como viver o presente sem pensar que alguns segundos ou dias, meses, anos e séculos tinham passado e estávamos naquilo que chamamos de presente, vivendo-o e baseando-se no que havia atrás, no que tinha sido, naquilo que tinha existido, na experiência decorrida.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Epifania do Senhor? Festa da Manifestação de Deus

De significado muito sublime para a tradição cristã oriental (principalmente), observamos importantes significados e explicações dadas pela Igreja Ortodoxa e resolvemos postá-la para entendermos a festa celebrada no último domingo nas igreja cristãs Oriental e Ocidental em todo o mundo.
Acompanhe conosco e veja que belo significado:
No dia 6 de janeiro celebra-se a festa da Epifania ou da Teofania. Originalmente, era a única festa cristã da manifestação de Deus ao mundo na pessoa de Jesus de Nazaré. Incluía a celebração do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a adoração dos Rei Magos e todos os acontecimentos da infância de Jesus como a Circuncisão, a Apresentação no Templo, assim como o seu Batismo por São João no Rio Jordão.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Que presente você dá a Deus hoje?

"Que presentes você tem oferecido a Deus? Quantas pessoas acordam e dizem: que coisa ruim, tenho um dia todo pela frente! O que essas pessoas estão retribuindo a Deus, se nem o dia que Ele dá elas estão agradecendo?" Reflexão com palavras muito fortes e semelhantes as da reflexão do nosso pároco na homilia do último domingo na festa da Epifania do Senhor aqui em Santa Luzia. Palavras fortes e de uma importância tremenda e que me levaram a escrever esse texto.
Fiquei pensando o quanto não aproveitamos o nosso tempo para dedicar a Deus e aos irmãos. Imaginei quantas pessoas dizem ou pensam a mesma coisa que o Padre Alex mencionou. Penso naquelas que estão próximas e nas distantes, que as vezes vemos e nem sabemos o quanto essas pessoas sofrem com maus como o da depressão. Fico refletindo se vale a pena mesmo fazer do meu dia um nada e acredito nas palavras do pastor: quais os presentes temos oferecido a Deus? Os magos vieram e trouxeram o que poderia haver de melhor e os entregaram, lembrando a divindade (incenso), a humanidade (mirra) e a realeza (ouro) daquele Menino-Deus.

07/01/2012 - O dia de um resultado...


Eita! Dia especial, dia de uma reflexão, dia de uma vitória...

Para nós - Resultado do vestibular realizado nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2007, com a aprovação em Licenciatura para Guarabira-PB (não sabia nem onde era!), do meu amigo José Avelino, do meu primo Guilherme e mais um monte de gente!
Para Santa Luzia - em 2006 foi divulgada a saída do Padre Albertino do paroquiato.
Para o estado - Instalação do município de Prata, em 1959
Para o Brasil - Instalação do sistema de governança na Colônia Portuguesa (Brasil), Governador Geral Tomé de Sousa, em 1549; ato de separação entre Igreja e Estado, em 1890; dia do leitor.
Para o mundo - Primeira ligação telefônica transatlântica ente nova York e Londres em 1927; fechamento da visitação da Torre de Pisa

Este é um dia de muitas recordações e de muitas lembranças, pois sabia da mudança intensa de cidade, vida e estudos, dia em que passei no vestibular!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Hoje sentir saudades..

Hoje sentir saudades
Sentir saudades de dois irmãos
Olhei na porta e lembrei
Que um deles não estaria ocupado.

Hoje sentir saudades
Duas presenças que fizeram a diferença
Uma bem perto, outra bem longe
Mas sentir saudades.

Ainda é Natal!

É dia 25 de dezembro e me saudaram assim: Feliz Ano Novo! Erro? Não! Costume! Nós brasileiros estamos acostumados a celebrar as datas sempre antecipadamente, isso porque as datas litúrgicas como o Natal acabaram por entrar no ciclo dos feriados que são vividos para o lazer e a organização das nossas vidas. Parece que cada vez mais temos menos tempo pra Deus. Isso é muito forte entre nós católicos, principalmente por termos uma cultura cristã muito tradicionalista e devocional, que não deixam de ser importantes, mas não podem resumir a nossa caminhada terrena de seguidores do Cristo.